sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mudança

 Os brasileiros estão mais consciente em relação a degradação do meio ambiente em conseqüência do aumento significativo dos desastres ambientais divulgados pela mídia, o que levou as empresas a se adaptarem as novas exigências do consumidor.

Os meios de comunicação em massa estão focando notícias sobre o meio ambiente com mais frequência, pois tanto o idoso mais acostumado em se informar por jornais escritos, quantos os jovens e o pessoal da meia idade, com a televisão e o computador ficam assustados com fenômenos naturais que estão aumentando em quantidade e intensidade. È o caso das enchentes que devastaram o sul e o nordeste do Brasil deixando milhares de desabrigados, dos tornados e furacões nos Estados unidos, aquecimento global, derretimento das camadas polares que aumenta o nível dos mares e ameaçam inundar ilhas e países, sendo que, as sociedades de um modo geral não tendem a se precaverem dos seus males,assim, elas só deram importância para as dicas de desenvolvimento sustentável estudada pelos biólogos e cientistas após a ocorrência desses desastres.
Essa preocupação das pessoas as levaram a uma atitude crítica em relação as suas ações cotidianas, como não desperdiçar água no banho, ao escovar os dentes, não deixarem lâmpadas acesas sem necessidade, e a mais significativa de todas foi provavelmente no consumo de bens duráveis, como no caso dos eletrodomésticos e automóveis pois o consumidor ficou mais atento por exemplo, na hora de comprar a geladeira e observar o cartão com a imagem de uma lâmpada desenhada informando o consumo de energia elétrica e já existem propagandas de automóveis informando a emissão de gás carbônico na atmosfera, isso prova que as pessoas estão mais preocupadas com o efeito desses bens no ambiente ao fazer compras, impulsionando assim as empresas a produzir produtos de acordo com as diretrizes do desenvolvimento sustentável.
Então percebe-se que ouve uma mudança no modo de pensar da sociedade brasileira, percebeu-se que a natureza não era algo imutável, as empresas foram levadas a se adaptarem as novas exigências do consumidor que, por sua vez foi instigado pelos meios de comunicação a fazerem sua parte. Contudo o preço que teve-se que pagar por essa percepção foi elevado : Muitas vidas



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário