segunda-feira, 14 de março de 2011

MELHOR AMIGO, ÚNICO IMPARCIAL: O ESPELHO




O espelho. Ninguém melhor pra dizer quem sou eu. Um dia desses, encontrei a mim mesmo em outro tempo, em uma fotografia, aquele meu olhar chamou a atenção. Sonhos, esperanças e vôos, um grande bater de asas. Eu achava que o mundo esperava algo de mim. Hoje, me encontrei diante do espelho e me perguntei: o que ainda resta do menino ítalo? O que se criou do ítalo homem?

Dois lados da mesma moeda e nenhuma máscara. Foi assim que me senti quando vi a minha alma refletida no espelho. Aquele menino que queria transformar o mundo ainda estava lá, mas eu tinha me esquecido dele. Coitado, estava esquecido e encoberto pela ilusão dos ideais fúteis, ideais esses de prazeres rápidos, de consumos e veneração aos impérios capitalistas de nosso século --- multinacionais e shoppings --- resgatei então meus antigos sonhos, revivi meus medos e renasci minha coragem. Voltei a olhar pro futuro de uma forma diferente e aprendi que tudo depende do ponto de vista, eu só vou achar o que eu quero ver. Agora, estou olhando para outra direção, estou pisando em outro solo, vou enfrentar muitas tempestades e muito sol, mas vou brotar as mais cheirosas e belas flores; os mais suculentos e doces frutos. Voltei a ter os olhos do menino ítalo, imaginei um mundo melhor e agora vou fazer minha parte. Que venha então, os dias que virão!

O que eu vi no ítalo de agora, foram os três pilares para um homem ser feliz segundo Aristóteles: Auto-estima, ausência de stress e amizades. Um sentimento imenso de bem estar, varreu-me o corpo o todo como uma onda de energia imaterializada quando me olhei no espelho. Eu sempre tentei ver além da minha imagem e nunca tinha conseguido, talvez porque lá no fundo eu não queria ver mesmo, mas agora eu vi: “o invisível nos salta aos olhos”, vi os meus dois lados e dei um sorriso como há tempos não sorria, vi o claro e o escuro, senti o bem e o mal. Vi também que um desses lados preponderava e controlava o outro. Percebi então que meus melhores amigos são assim também, porque segundo Platão, quem tem a bondade, reconhece a bondade que prepondera no outro. Percebi que minha auto-estima tem mais haver com meu espírito, do que com meus aspectos físicos, por isso, ela esta sempre em alta. Percebi que raramente tenho stress porque minha consciência está sempre leve, despreocupada e confiante.

Nada melhor do que ter coragem para se olhar dentro do espelho, ele sempre diz a verdade, talvez para alguns cause dor, principalmente para quem usa máscaras, mas para outros talvez cause alegria, principalmente para quem se mostra nu.

2 comentários:

  1. Nada melhor do que conhecermos a nós mesmos... Só assim conseguimos entender os outros! Muito lindo seu texto... Você também consegue expressar seus sentimentos de forma muito especial..
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. È, gostei dessa ideia. Eu não tinha pensado nisso ainda.O bom da subjetividade é isso: as várias interpretações... Obrigado Nike!
    bjo!

    ResponderExcluir