domingo, 20 de março de 2011

As perguntas e os milagres




Existem perguntas que nos inquietam, porque viemos ao mundo? é uma delas. Nem no último dia de minha vida quereria eu saber a resposta pra ela, essa é uma pergunta que não nos leva a nada, somente satisfazer uma mera curiosidade.

Estou vivo e é isso que me importa, talvez, essa pergunta seja feita pela insatisfação em que as pessoas são vítimas delas mesmas. A humanidade se feriu pelo bumerangue egoísta que ela própria arremessou... E agora, temos celulares, computadores, mp3s e ainda temos tempo pra nos perguntarmos: porque viemos ao mundo? Eu não preciso saber pra que estou aqui pra me satisfazer, me basta somente respirar o ar sereníssimo das manhãs frias nos sertões; sentar no quintal de minha casa, sentindo as pancadas intermitentes do vento á me balançar de um lado pro outro; poder sentir o cheiro entorpecente da chuva chegando em um dia de muito calor; de poder ver o nascer e o pôr do sol sinalizando o início e o fim, contidos em todos os seus círculos; escutar a música entrando pelos meus ouvidos e vibrando em meu coração. E, o que me deixa mais satisfeito é saber que eu posso pensar nisso tudo e ainda escolher no que me é digno de pensar.

È bem mais útil se perguntar: O que fazemos do mundo? O que fazemos com quem faz algo que não gostamos que fosse feito com o mundo? Essa reposta me deixou completamente decepcionado e esperançoso, decepcionado porque ela me fez prever o futuro, e esse futuro é a completa destruição; esperançoso porque sempre que consigo olhar pro futuro, o simples gesto de olhar muda todo o resto. Guerras santas e mundiais, nazismo, fascismo, terrorismo, ódio, ganância, egoísmo, Egito, Líbia... E ainda existem aqueles que acreditam que estamos evoluindo... Pode até ser que sim, caso as portas do céu se encontrem nos porões do inferno.

È preciso andar, “se não sabemos pra onde ir, qualquer lugar serve”. Existem perguntas que só nos servem como justificativa para a nossa inércia, e devem, portanto, ser evitadas, caso tivermos alguma chance, se alguém vier nos salvar de nós mesmos.

2 comentários:

  1. Muito Bom!
    As perguntas são necessárias... Mesmo que pra algumas delas, não existam respostas!
    Os milagres... Eles existem! Todos os dias temos a oportunidade de presencia-los, mas muitas vezes não estamos atentos o suficiente para enxergá-los...

    ResponderExcluir
  2. È... depois do seu comentário, eu me fiz várias perguntas! rsrsrrsrsrsrsr
    Basta ver o milagre da vida que está contida por toda a parte!

    ResponderExcluir